sábado, 29 de agosto de 2009

a “família” TR3S MEIOS vai aumentando… Temos agora uma nova colaboradora que vai trazer a partir de hoje, artigos sobre fisioterapia. Thais Vidal Moura é fiosioterapeuta, moradora da capital brasileira do Triathlon, em Santos – SP onde faz atendimento, inclusive domiciliar. Além disso, Thais mantém um blog sobre o assunto que traz textos sobre esta área, sempre de maneira bem didática e objetiva. Vale a pena não só uma visita, mas consultas contantes. E de novo eu falando demais… acho que as palavavras a partir de agora devem ser dela. Bem vinda à familia TR3S MEIOS…

Todo esporte ou atividade física, quando realizados de maneira incorreta tendem a ocasionar lesões osteomusculares ou ligamentares no indivíduo que as realiza. Quanto maior a resistência dessa atividade e quanto menor for o condicionamento físico, maior a probabilidade dessas lesões virem a ocorrer.
No triathlon, apesar do condicionamento dos atletas ser, no geral, muito bom, as lesões ocorrem em grande incidência, provavelmente por ser uma atividade esportiva, onde os atletas participam de três provas seqüenciais e ininterruptas, forçando dessa forma sua estrutura física.
Toda modalidade de endurance (resistência), traz muitos benefícios para a saúde, como por exemplo a melhora da capacidade respiratória, o aumento da capacidade aeróbica, aumento da força e da resistência muscular. Porém ao mesmo tempo em que melhora os sistemas cardiorrespiratório e muscular, também podem trazer malefícios, como na estrutura muscular dos membros inferiores, pois estes músculos são exigidos ao máximo nas atividades que compõe o triathlon. No ciclismo e na corrida, os membros inferiores são submetidos a um grande esforço, podendo dessa forma, apresentar perda da força, fadiga e câimbra. Toda essa sobrecarga ocasiona as lesões osteomusculares.

As lesões mais freqüentes no triathlon são divididas em suas próprias modalidades:
- Natação: o ombro é o principal local acometido nesse tipo de atividade, comumente são atingidos os tendões do supraespinhoso e o bíceps braquial;
- Ciclismo: o joelho e a coluna são as áreas que mais sofrem lesões no ciclismo, as principais são a Síndrome da Banda iliotibial e a dor anterior do joelho, há também a ocorrência de lombalgias e ciatalgias;
- Corrida: é na corrida que ocorre a grande maioria das lesões no triathlon. As mais comuns são a Sídrome Patelofemural, Síndrome de estresse tibial, distensão dos músculos adutores e isquiotibiais, entorse de tornozelo, Síndrome da banda iliotibial, tendinite de Aquiles e Patelar.
Prevenção:
Há muitas formas de se prevenir as lesões, e não é apenas um bom treinamento e muito alongamento que evitará sua ocorrência. Além do bom condicionamento do atleta, é muito importante a utilização de equipamentos adequados pelo mesmo, a fim de se evitar futuros problemas. Na corrida, deve-se fazer uso de um tênis adequado para seu peso corporal e pisada; no ciclismo deve-se estar atento a bicicleta ideal, com as medidas e regulagens individuais para cada atleta, a fim de manter uma postura correta, evitando dessa maneira dores e contraturas.
Fisioterapia:
A presença da FISIOTERAPIA no triathlon é de suma importância na recuperação e manutenção da integridade física do atleta. Os benefícios da fisioterapia para o atleta são diversos como a realização de massagem promovendo a diminuição da tensão muscular, estimulando seu relaxamento e ainda diminuindo o tempo de recuperação de uma estrutura que acabou de ser desgastada no treino, os alongamentos que tem o papel de promover alívio das câimbras e ainda a utilização da crioterapia.
Quando o atleta sofre alguma lesão, é necessário a parada nos treinos, e o começo de uma reabilitação rápida e eficaz, que apenas um fisioterapeuta capacitado pode realizar.

Fontes:
- ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO IRONMAN BRASIL | Revista Fisioterapia em Movimento;
- Reabilitação Física das Lesões Desportivas ( J.R Andrews e col.)

Dra. Thais Vidal Moura
thaisvidal@hotmail.com
Fone: (13) 7811-3431
ID: 96*47967
www.aprendendofisioterapiaonline.blogspot.com

Nenhum comentário: