sábado, 29 de agosto de 2009

Segue hoje mais um artigo da Dra. Thais Vidal, fisioterapeuta sobre as vantagens dos alongamentos nas atividades físicas.

O alongamento é uma técnica, onde se realiza um processo de aumento no comprimento das fibras musculares, desenvolvendo dessa maneira a flexibilidade articular, ou seja, quanto mais alongados os músculos, maior amplitude de movimento (ADM) teremos.
Diversos estudos comprovaram que 20 minutos (sendo 30 segundos para cada estrutura), de alongamento diário realizado apenas uma vez ao dia é suficiente para aumentar a ADM nos músculos que estão sendo alongados. Nunca devemos nos esquecer de respirar fundo nesse período, pois isso garantirá uma musculatura mais relaxada e mais fácil de ser alongada.
Mas além desse aumento de ADM, o alongamento proporciona muitos benefícios para o corpo humano, principalmente quando este é exposto a tensões geradas nos esportes de endurance, pois ele aumenta a segurança na realização dos exercícios, a coordenação motora e melhora os reflexos.
Os principais efeitos do alongamento são: redução das tensões dos músculos; relaxamento; deixam os movimentos mais soltos; previne lesões; facilita nas atividades de desgastes presentes no triathlon; desenvolve consciência corporal; eleva a temperatura no corpo, auxiliando assim no aquecimento; libera os movimentos bloqueados pelas tensões emocionais.
Os atletas devem incluir o alongamento de suas estruturas musculares, religiosamente em seus treinos, já que isso contribuirá essencialmente em seu condicionamento, o deixará mais leve nas atividades que realiza e até mesmo permitira movimentos mais ágeis.
Nas competições, o atleta deve realizar o aquecimento e depois o alongamento dando ênfase à musculatura que sofrerá mais desgaste na atividade a ser realizada. Após o término da competição deve-se alongar novamente os músculos, dando uma pausa de 15 minutos e iniciar o alongamento para colocar as fibras no lugar que foram encurtadas durante a atividade.
Fontes:
- Revista Brasileira de Fisioterapia
- Scielo

Dra. Thais Vidal Moura
thaisvidal@hotmail.com
Fone: (13) 7811-3431
ID: 96*47967

Nenhum comentário: